Wikia Os Vingadores
Advertisement
Wikia Os Vingadores

Stark com Bruce

Homem de Ferro (Iron Man)
Homem de ferro.jpg
Dados gerais
Alter ego: Tony Stark
Criador(es): Stan Lee
Afiliações: Os Vingadores
Interpretado por: Robert Downey Jr.

Iron Man

Homem de Ferro (Iron Man, em inglês) é um personagem de HQ da Marvel Comics. Sua identidade verdadeira é a do empresário e bilionário play boy, Anthony (ou "Tony") Edward Stark. O Homem de Ferro foi criado por Stan Lee em 1963, com projeto de Don Heck nos desenhos. A primeira publicação foi em Tales of Suspense #39 (história publicada pela primeira vez no Brasil em Heróis da TV #100).

Origem[]

Tony Stark, o Homem de Ferro, é um cientista e empresário genial, formado com Ph.D. em Física e Engenharia Elétrica] pelo MIT. Nunca faltou dinheiro para seus projetos, pois herdou a fortuna e os empreendimentos de seu pai aos 21 anos, quando este faleceu em um acidente. Dada a sua juventude, criou para si um estilo playboy bilionário. Essas características foram inspiradas no milionário americano da vida real, Howard Hughes.

Durante a guerra do Vietnã, o inventor e industrial Tony Stark aproveitou a oportunidade para melhorar o armamento americano, e ampliar sua fortuna. Em sua primeira visita ao Vietnã acabou acidentalmente acionando uma armadilha. Stark sobreviveu a explosão mas estilhaços da bomba atingiram seu coração. Os vietnamitas o capturaram e ele foi levado até o líder Wong Chu. Restavam apenas alguns dias de vida para o americano, e Wong Chu o forçou a criar uma poderosa arma e prometeu que depois ele seria operado dos estilhaços. Tony decidiu obedecer, mas não criou uma arma e sim algo que o mantivesse vivo e permitisse derrotar os vietnamitas. Preso com ele estava outro gênio, o professor Yin Sen. Stark revelou seu plano ao professor e Yin Sen o ajudou a construir o reator Stark acoplado a armadura que o manteria vivo.

Na cirurgia de Stark, homens de Wong Chu se aproximaram. Para impedir que entrassem na sala e interrompessem o processo que recuperaria o coração de Tony, o velho professor começou a gritar contra a tirania para lhes chamar a atenção. O cientista foi fuzilado. Foi o tempo suficiente para que Stark se recuperasse e se acostumasse a usar a estranha e patética armadura cinza que criaram. O Homem de Ferro enfrentou os guerrilheiros e os derrotou. Sua armadura resistia aos disparos contra ele. Wong Chu tentou fugir e o Homem de Ferro incendiou o galpão de munições fazendo com que a explosão o matasse. Wong Chu foi morto e os prisioneiros libertados.

Desde então Stark desenvolveu novas versões de sua armadura e adotou as cores vermelho e dourado como as padrões da armadura. Com o traje cada vez mais aperfeiçoado, Tony Stark passou a atuar como super-herói, combatendo toda a frota de inimigos dos Estados Unidos.

No começo de suas atuações, e para que ninguém desconfiasse, Stark espalhou o boato de que o Homem de Ferro era seu guarda-costas. Nas aventuras dos anos 70 e 80, era comum heróis, vilões e coadjuvantes do Universo Marvel se referirem ao Homem de Ferro como "o lacaio de armadura". Apenas seu motorista,Harold "Happy" Hogan, e sua secretária, Virginia "Pepper" Potts, sabiam da identidade secreta de Stark.

Ainda na versão original, Tony Stark colaborava com as forças armadas americanas, desenvolvendo armas e máquinas com o objetivo de usá-los na Guerra Fria. Seus inimigos frequentes eram os comunistas (russos, asiáticos ou latino americanos: pessoas que defendiam o comunismo/socialismo). Enfrentavam o Homem de Ferro rivais tecnológicos como o Dínamo Vermelho (ou Escarlate) e o primeiro Homem de Titânio. Ou espiões especiais como a Viúva Negra e o Espião Mestre. Duramente atacado na época da reação à Guerra do Vietnã, amenizou sua postura anticomunista.

Coadjuvantes[]

James Rhodes[]

Quando fugiu de seus captores, em sua primeira história, Stark encontrou o fuzileiro James Rhodes, que o levou de volta aos EUA. Os dois se tornaram grandes amigos e, ao sair das Forças Armadas, Rhodes virou piloto pessoal de Tony. Durante a crise de alcoolismo do chefe, ele assumiu a identidade do Homem de Ferro. Quando Tony se recobrou, deu a James uma armadura exclusiva. Assim, nasceu o Máquina de Combate, personagem bastante popular nos anos 1990.

Amores[]

Pepper Potts, interpretada por Gwyneth Paltrow

Pepper Potts (1963)[]

Em suas primeiras histórias, Tony usava a placa peitoral da armadura para permanecer vivo. Esse foi um dos motivos que o levaram a se distanciar de sua secretária Virgínia Potts. Com o tempo, a ruiva desistiu de Stark e se casou com o motorista Happy Hogan. Pepper sumiu dos gibis, mas o sucesso do filme Homem de Ferro a trouxe de volta, agora viúva.

Kathy Dare (1988)[]

Rica e mimada, Kathy Dare viveu com Tony um romance repleto de brigas e crises de ciúme. Quando o namoro terminou, ela passou a perseguir obsessivamente o empresário, até atirar nele. Arrependida, Kathy cometeu suicídio, enquanto Tony passou por um período de recuperação numa cadeira de rodas.

Maria Hill (2005)[]

Quando Stark foi convidado pelo governo para assumir o comando de Shield, a agente Maria Hill se tornou seu braço direito. Apesar de se odiarem no começo, os dois logo se aproximaram e engataram um relacionamento. Durou pouco tempo, mas a moça se transformou numa importante aliada de Stark e dos Vingadores.

Poderes e habilidades[]

Tony Stark não possui nenhum poder além de seu grande intelecto que como mostrado é uma grande mente do crime, sendo o principal criador de Ultron.

A parte interior é revestida de titânio com ouro, sendo enriquecida por um campo magnético. Geralmente, ela é guardada dentro da sala executiva de Stark, num compartimento secreto. Possui diversos equipamentos (computador de navegação, diversos tipos de sensores, sistemas de iluminação, emissores de pulso eletromagnéticos, sonar, disruptor sônico, compartimentos de reserva de hidrônio), entre muitos outros apetrechos.

A maioria dessas habilidades não estavam presentes no traje original do Homem de Ferro, datado de 1963.

Após a injeção do vírus Extremis, Tony Stark ganhou vários novos poderes: força e velocidade sobre-humana, e com uns dos upgrades que ele fez nele mesmo, pode se conectar em qualquer rede, incluindo satélites, celulares, etc., ou seja, ele "enxerga" com a mesma precisão de um satélite.

Aliados[]

Nick Fury

Em outras mídias[]

Filmes[]

Uma das armaduras utilizadas no primeiro filme, em exposição na Comic-Con de 2008, em San Diego. Em 2008, o personagem foi interpretado por Robert Downey Jr. no filme "Iron Man". Assim como nos quadrinhos, Stark é um bilionário que fornece armas para o governo norte-americano. Durante a realização de uma demonstração de suas criações, ele é sequestrado por afegãos e durante o período que passa preso, desenvolve uma armadura (Mark I) para conseguir escapar. No mesmo ano, o ator fez uma pequena participação como Tony Stark, na cena final do filme "O Incrível Hulk".

Em 2010, foi novamente interpretado por Robert Downey Jr. em "Iron Man 2".No filme são apresentadas novas versões das armaduras do herói, assim como outros personagens (aliados e inimigos) dos quadrinhos, como Máquina de Combate, Nick Fury, Viúva Negra e Chicote Negro.

Em 26 de abril de 2013, o filme Homem de Ferro 3 estreou, e o Iron Man também foi interpretado por Robert Downey Jr., e teve como vilão o Mandarim, interpretado por Ben Kingsley. De acordo com o trailer do filme, James Rhodes (Don Cheadle) ganhará uma outra versão da armadura Máquina de Combate - Patriota de Ferro, e Tony Stark utilizará a armadura Mark VIII.

Vingadores[]

O personagem apareceu também no filme "Os Vingadores", que estreou em 2012, também representado pelo mesmo ator. Neste filme é apresentado o traje MARK VII.

Referências[]

Advertisement